twitter  |   facebook  |   tel   11 3104.2661  |  tel   atendimento@sindimasp.org.br

Pages Menu
Categories Menu

Fórum Nacional

Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal

Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal

Apresentação

O Fórum é uma entidade criada em 1999 com o objetivo de defender e representar todo o setor relacionado a atividade florestal, perante o governo, entidades e sociedade de uma forma geral buscando sempre o devido reconhecimento e desenvolvimento do setor. Maiores informações sobre o Fórum podem ser obtidas no site www.forumflorestal.org.br.

O Movimento de Coalizão Florestal Brasileiro foi idealizado, em fevereiro de 2005, por um grupo de entidades e empresas objetivando o desenvolvimento de atividades em prol do setor. O Movimento tem a coordenação geral do FNABF – Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal e são participantes as seguintes entidades.

ABIMCI – Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente ABRAMADE – Assoc. Bras. dos Produtores, Atacadistas e Varejistas de Prod. de Mad. AIMEX – Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará ANPM – Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira SICLAM – Sindicato das Indústrias de Laminados do Estado do Amazonas SIMAS – Sindicato dos Madeireiros de Sorriso / MT SIMAVA – Sindicato das Indústrias de Madeireiras do Vale do Arinos / MT SIMM – Sindicato das Indústrias de Madeira de Matupá / MT SIMINORTE – Sind. das Indústrias dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso SIMNO – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Noroeste de Mato Grosso SINDILAM – Sind. das Indúst. de Laminados e Compensados do Est. de Mato Grosso SINDIMADEIRA – RS SINDIMASP – Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Estado de São Paulo SINDINORTE – Sind. das Indúst. de Madeira do Médio Norte do Est. de Mato Grosso SINDUSMAD – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Est. de Mato Grosso UNIFLOR – União das Entidades Florestais do Estado do Pará

Objetivos

A principal missão do Fórum é identificar e discutir questões relevantes de forma a contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor florestal brasileiro.

Contribuições

Para o planejamento estratégico e possível desenvolvimento de ações será necessária a contribuição financeira de empresas ligadas ao setor florestal e de madeiras. Sem recursos, o Fórum não terá condições de se sustentar e promover as ações devidas. Todas as empresas que de alguma forma utilizam o recurso florestal, principalmente a madeira, tem o dever e a responsabilidade de participação. As contribuições poderão ser anuais ou mensais conforme quadro constante no Termo de Adesão.

Prestação de Contas

O controle fiscal (receitas e despesas) do Fórum é acompanhado pelas entidades integrantes e aberto às empresas contribuintes.

Balanço de Atividades

Anualmente deverá ser realizado encontro para apresentar às empresas contribuintes os resultados obtidos, baseados nas metas pré-estabelecidas. A partir da apresentação dos resultados, fica a critério da empresa decidir sobre a continuidade ou não de participação no Fórum.

Sensibilização do Setor

As empresas participantes também devem contribuir objetivando sensibilizar, incentivar e solicitar a participação de outras empresas no Fórum. Trata-se de um movimento setorial onde várias empresas têm responsabilidade, assim, sugere-se buscar a participação de empresas de pessoas conhecidas, fornecedores de equipamentos / insumos, revendedores e até clientes quando conveniente. Quanto maior a participação das empresas, maior será a representatividade do setor perante o governo e a sociedade. Também, a tendência é que, com a participação de muitas empresas, as contribuições financeiras sejam cada vez menores. Caso todas as empresas contribuíssem com o Fórum, o valor seria consideravelmente baixo. Refletir sobre a quantidade de empresas do setor que existem no Brasil.

Apoio Político e Imprensa

As empresas participantes também devem contribuir na busca de apoio político e de imprensa para o setor. As pessoas que tiverem conhecidos na área política, de imprensa e formadores de opinião devem tentar sensibilizá-los para contribuir com o setor. O Fórum e as entidades ligadas estão a disposição e podem fornecer informações e/ou coordenar ações de esclarecimentos e matérias.

Apoio Institucional

Diversas entidades, instituições de pesquisa e universidades já se manifestaram favoravelmente em apoiar o Movimento. Englobam profissionais, pesquisadores e professores de alto nível que são simpatizantes da causa. Esse apoio é muito importante objetivando mostrar que a causa é válida e tem respaldo técnico e científico.

Benefícios a Curto-Prazo

Grande parte dos benefícios para o setor serão gerados a longo prazo, principalmente aqueles relacionados às ações políticas. À curto prazo, as empresas participantes poderão ter algum tipo de destaque em veículos de comunicação, materiais gráficos e/ou eventos. A empresa poderá ter seu nome associado à mobilização que objetiva o desenvolvimento do setor e a realização de ações que contribuam para utilização racional dos recursos florestais brasileiros.

Apelo Final

O setor florestal e de madeiras é muito grande e representativo em termos sociais e econômicos. As empresas parecem não ter conhecimento ou interesse em se mobilizar e unir esforços para defender os interesses comuns. O setor sempre sofreu diversas injustiças e agüentou passivamente sem tomar nenhuma atitude. Chegou o momento de mudar o panorama. O setor deve ser pró-ativo e não reativo. O setor deve ser atuante no sentido de mostrar ao governo e sociedade os seus benefícios e ter participação direta na tomada de decisões. Apenas um exemplo. Em outros países existem organismos governamentais, como Ministérios de Florestas, que trabalham em prol do desenvolvimento, unindo a produtividade, comercialização e sustentabilidade dos recursos. As empresas que trabalham com os recursos florestais querem exatamente que as florestas sejam mantidas sempre em pé e em áreas cada vez maiores, garantindo a continuidade do trabalho, preservando o meio ambiente, melhorando as condições de vida da população e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Da forma que os fatos estão acontecendo, brevemente os recursos florestais estarão seriamente comprometidos e, o Brasil, país cuja vocação é florestal, estará tendo que importar produtos a base de madeira, o que é um grande absurdo.

Outras informações

SINDIMASP

Contato: Rafik Saab

tel.: 11  3104.2661

rafik@sindimasp.org.br

FNABF

Contato: Valdinei Bento

tel.: 65 8468-1176

executivo@forumflorestal.org

Para download:

PDF Termo de Adesão more-arrow

(101 Kb)