Comércio de madeira
A madeira está entre os recursos naturais mais importantes da Terra. Suas propriedades fizeram-na, desde os primórdios da humanidade até os dias de hoje, ocupar um lugar de destaque no desenvolvimento da civilização. Disponível em uma ampla variedade de padrões de texturas, cores e densidades, pode ser facilmente trabalhada com máquinas e ferramentas.
O Brasil vem desenvolvendo tecnologias de melhoramento genético e clonagem de árvores. Práticas de silvicultura e manejo florestal conservam e potencializam a fertilidade do solo e colocam a madeira entre os produtos de menor custo e maior produtividade.
Por tratar-se de um recurso natural renovável, sua versatilidade e facilidade de manuseio, somadas às suas elevadas propriedades mecânicas em relação à sua densidade, tornam-o um material altamente competitivo, sendo empregado para muitas finalidades. Dentre elas, o uso na construção civil.
As florestas são grandes redutos de biodiversidade e têm papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico do planeta. A preservação da floresta nativa é essencial para assegurar a qualidade de vida desta e das futuras gerações. Consumir madeira de origem legal é uma atitude consciente e ambientalmente responsável.
Boas práticas de utilização da madeira visando à diminuição do desperdício, com aproveitamento de resíduos e destinação final adequada, são cuidados que alinham o material aos princípios de sustentabilidade.
O uso sustentável da madeira é um processo do qual todos devem participar de forma conjunta na produção, comercialização, consumo consciente, segregação e destinação correta dos resíduos gerados.
Rafik Hussein Saab Filho Diretor-executivo do Sindicato do Comércio de Madeiras do Estado de São Paulo
CADMADEIRA
Dentre as iniciativas mais relevantes para coibir a ilegalidade na cadeia de consumo da madeira está o CADMADEIRA.