Programa Madeira é Legal participa de feira sobre construção sustentável em São Paulo (SP)
Sexta edição da Greenbuilding Brasil Conference e ocorre em agosto e vai reunir arquitetos, construtores, engenheiros, instituições e associações. Programação prevê palestras, simpósios, rodas de discussão e distribuição de materiais sobre madeira legal e certificada no Brasil.
Quais são as possibilidades e oportunidades para o setor da construção sustentável no Brasil?
É esta pergunta que a GreenBuilding Brasil, uma grande feira temática sobre construção sustentável, vai procurar responder a partir do próximo mês. Ela ocorre em São Paulo (SP) entre os dias 11 e 13 de agosto, no Transamerica Expo Center, na Zona Sul da capital.
O SINDIMASP é um dos parceiros desta iniciativa e estará presente na feira, por meio de um stand que vai apresentar o programa Madeira é Legal; e nas “sessões educacionais” – uma parte da programação dedicada a palestras e simpósios.
O stand a ser montado possui 40 metros quadrados e vai trazer produtos, ações e atividades das 23 organizações signatárias do programa Madeira é Legal – cujo objetivo é incentivar e promover o uso da madeira de origem legal e certificada em nosso País.
Materiais promocionais
Naquele espaço, serão disponibilizados e distribuídos diversos materiais promocionais relacionados ao uso responsável da madeira no Brasil – como publicações, folhetos, catálogos, guias, pen drives com conteúdos exclusivos e vídeos.
Publicações do Programa Amazônia do WWF-Brasil também estarão disponíveis no evento por meio de um totem interativo, que permite a consulta e o download gratuito dos livros, apostilas e relatórios. Também está sendo montada uma programação com rodas de discussão e minioficinas, a ser divulgada em breve.
Vantagens e possibilidades
De acordo com Rafik Hussein Saab Filho, Executivo do Sindimasp, o programa Madeira é Legal busca mostrar à sociedade as vantagens e possibilidades do uso de madeira responsável em pequenas reformas, movelaria, na construção de estruturas como casas, prédios e estabelecimentos comerciais, entre outros.
“Ao utilizar madeira responsável ou certificada, você contribui com a conservação das florestas brasileiras, com a geração de renda das comunidades e das empresas extrativistas e com o amadurecimento do mercado sustentável no Brasil”, explicou Rafik.
A participação do programa Madeira é Legal na GreenBuilding Brasil Conference é uma realização do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil), do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeira de São Paulo (Sindimasp), IPT e do WWF-Brasil. A ação possui apoio da Comunidade Europeia.
Conheça a feira
A Greenbuilding Brasil é uma feira de negócios voltada para a construção sustentável promovida pela organização não governamental Green Building Council Brasil (GBC).
Ela reúne empresas nacionais e internacionais fornecedoras de tecnologia, equipamentos e serviços. Seu público é formado por arquitetos, construtores, engenheiros, entidades governamentais, arquitetos de interiores, incorporadores e associações do setor.
A última edição da feira, realizada em 2015, contou com 4,5 mil participantes, 63 expositores e 141 palestrantes. Estiveram presentes representantes de 32 países.
A visita a Feira é restrita a profissionais da área. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente por meio do link http://www.expogbcbrasil.org.br/2015/inscricoes-2/