twitter  |   facebook  |   tel   11 3104.2661  |  tel   atendimento@sindimasp.org.br

Pages Menu
Categories Menu

Maçaranduba

Maçaranduba
Manilkara huberi (Ducke) A. Chev.
Sapotaceae

FICHA TÉCNICA

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Distribui-se nos Estados da Região Norte, mais freqüente no Pará, Roraima, Amazonas, Rondônia e nordeste do Maranhão. Ocorre ainda em Mato Grosso e também no Suriname e Guianas.

DENOMINAÇÕES VULGARES
Maçaranduba, m. verdadeira.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁRVORE
Árvore de grande porte, até 50 m de altura, fuste reto e cilíndrico, casca escura, fissurada longitudinalmente, exudando látex. Folhas grandes, pilosas no dorso. Flores no ápice dos ramos, externamente revestidas de uma densa camada de pêlos ferruginosos, estendendo-se até os pedúnculos. Fruto globoso, cerca de 3 mm de diâmetro, quando maduros verde-amarelados e em geral um pouco arroxeados, encerrando 2 sementes comprimidas com o dorso formando uma quilha longitudinal. Os frutos desta espécie são vendidos no mercado de Belém.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MADEIRA
Madeira muito pesada (0,90 a 1,00 g/cm3); alburno bege, diferenciado do cerne castanho escuro avermelhado ou castanho escuro; grã direita; textura média; sem cheiro ou gosto. Segundo a literatura é moderadamente difícil de trabalhar (serrar, moderadamente fácil de aplainar, difícil de pregar e aparafusar). Recebe bom acabamento. É altamente resistente a fungos e cupins.

DESCRIÇÃO ANATÔMICA MACROSCÓPICA
Poros pequenos, vistos apenas com lente, numerosos, ocorrendo solitários, geminados, e muitas cadeias radiais; obstruídos por tilos. Linhas vasculares bem demarcadas, altas e retilíneas. Raios finos e numerosos notados com auxílio de lupa; no plano tangencial difíceis de ver, mesmo com lente, baixos e dispostos de forma irregular. Parênquima axial visível apenas sob lente em linhas muito finas, numerosas, formando retículo com os raios. Camadas de crescimento demarcadas por zonas de tecido fibroso.

PRINCIPAIS USOS
Móveis especiais, implementos agrícolas, instrumentos musicais, tacos para assoalhos, peças torneadas, dormentes, vigamentos, esteios, postes, cabos de ferramentas, estacas.