twitter  |   facebook  |   tel   11 3104.2661  |  tel   atendimento@sindimasp.org.br

Pages Menu
Categories Menu

Garapa

Garapa
Apuleia leiocarpa (Vog.) Macbr.
Caesalpiniaceae

FICHA TÉCNICA

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Ocorre da Bahia até Região Sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Uma outra espécie, muito semelhante, A . mofaris ocorre na Amazônia, principalmente no Estado do Pará.

DENOMINAÇÕES VULGARES
Garapa, garapeira, muirajuba, muiratauá, amarelinho, gema-de-ovo, grapia e jataí-amarelo.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁRVORE
Árvore frondosa de copa larga, diâmetro em torno de 60 cm.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MADEIRA
Madeira pesada; alburno bege, diferenciado do cerne amarelado até castanho claro rosado. A cor tende a escurecer com o tempo, tornando a madeira de coloração castanho; textura média; grã irregular, superfície lisa ao tato; cheiro e gosto indistintos.

DESCRIÇÃO ANATÔMICA MACROSCÓPICA
Poros visíveis com nitidez sob lente; solitários e múltiplos de 2 e 4; pequenos e médios. Raios finos, numerosos, distribuídos de maneira regular, visíveis apenas com lente; no plano tangencial são pouco visíveis, baixos e estratificados; Parênquima axial pouco visível a olho nu; paratraqueal aliforme de aletas longas, confluentes, compondo faixas tangenciais, em alguns trechos em linhas finas. Camadas de crescimento demarcadas por zonas de tecido fibroso e pelas linhas de parãnquima terminal.

PRINCIPAIS USOS
Construção civil, estruturas externas, postes, dormentes, estacas, mourões, carroçarias, vigas, caibros, ripas, tábuas e tacos para assoalhos, marcos de portas e janelas, barris de cerveja, cabos de ferramentas, construções navais, quilhas.