twitter  |   facebook  |   tel   11 3104.2661  |  tel   atendimento@sindimasp.org.br

Pages Menu
Categories Menu

Cupiúba

Cupiúba
Goupia glabra Aubl.
Celastraceae

FICHA TÉCNICA

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Ocorre nas matas de terra firme e em capoeiras velhas por toda a Amazônia, incluindo Estados do Pará, Maranhão, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia e ainda nas Guianas, Colômbia e Venezuela.

DENOMINAÇÕES VULGARES
Cupíúba, cupiúva, couepi, goupil, cachaceiro e comercialmente aparece também com o nome de peroba do Norte, por assemelhar-se com a peroba da região Sudeste.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁRVORE
Árvore grande, não raro ultrapassando 30 m, diâmetro superior a 1,0 m, casca escamosa, acinzentada, 1,0 cm de espessura, reconhecível pelas folhas de cor negra que acumulam-se no chão ao redor da árvore. Copa grande e aberta com os ramos e folhas novas completamente recobertos de pêlos tornando-se mais tarde glabros. Casca fibrosa, de superfície escamosa. Folhas alternas, pecioladas, ovado-Ianceoladas, glabras, brilhantes na face superior, com 2-3 pares de nervuras secundárias, Flores pequenas, amarelas ou esverdeadas, em pequenas umbelas axilares pedunculadas. Fruto baga pequena, globosa, escura, quase preta, 1-locular com 3-5 sementes oleaginosas.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MADEIRA
Madeira pesada (0,80 a 0,90 g/cm3), alburno rosado e cerne castanho avermelhado; grã regular a irregular; textura média; cheiro e gosto desagradável. Apresenta resistência moderada ao ataque de fungos e cupins. É fácil de serrar e aplainar, apresentando bom acabamento.

DESCRIÇÃO ANATÔMICA MACROSCÓPICA
Poros visíveis a simples vista, vazios, onde nota-se com facilidade sob lente as placas de perfuração em barras, pouco numerosos, médios, solitários predominantes, raros geminados. Linhas vasculares longas e finas, contendo resina. Raios vistos apenas com lente, numerosos e finos, regulares; no plano tangencial são difíceis de ver mesmo sob lente, baixos e dispostos de maneira irregular. Parênquima axial difuso, indistinto ou escasso, em alguns trechos formando um retículo de linhas extremamente finas. Camadas de crescimento às vezes demarcadas por zonas de tecido fibroso, com escassez de poros.

PRINCIPAIS USOS
Obras gerais de carpintaria, marcenaria e acabamento, construção civil, assoalho, ripas, marcos de portas e janelas, rodapés, dormentes, embalagens pesadas, para construções externas, móveis de baixa renda, paletes, cabos e objetos torneados, postes, pilares, carroçaria de caminhão. A madeira apresenta odor acentuado quando úmida, o que pode comprometer alguns usos.