twitter  |   facebook  |   tel   11 3104.2661  |  tel   atendimento@sindimasp.org.br

Pages Menu
Categories Menu

Caroba

Caroba
Jacaranda copaia D. Don
Bignoniaceae

FICHA TÉCNICA

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Ocorre em matas e capoeiras velhas de terra firme por toda a Amazônia e ainda no Estado de Mato Grosso.

DENOMINAÇÕES VULGARES
Caroba, c. manacã, caraúba, falso marupá, caroba do mato, bois à pían, copaia, coupaia dos chanters, fontui, futi: phootee, goebala, jassle noedol, pará-pará, maruparana.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁRVORE
Árvore de médio porte (20-30m), rápido crescimento. Fuste reto, cilíndrico, com diâmetro aproximado de até 1,0 metro. Casca fibrosa, acinzentada, fissurada e quebradiça, com espessura de 0,5 a 2,0 cm.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MADEIRA
Madeira muito leve (0,38 a 0.40 g/cm3); cerne e alburno indistintos, de cor branca palha; grã direita; textura média; superfície lustrosa e lisa ao tato; cheiro e gosto imperceptíveis. A madeira é fácil de trabalhar (serrar, aplainar, pregar e aparafusar), podendo receber bom acabamento. É bastante susceptível ao ataque de fungos e insetos, no albumo e no cerne. A literatura indica que a grã relativamente felpuda exige atenção especial para conseguir-se bom acabamento na fresa e na lixadeira.

DESCRIÇÃO ANATÔMICA MACROSCÓPICA
Poros distintos a simples vista, poucos, médios a grandes, solitários, alguns geminados, vazios. Linhas vasculares distintas a olho nu, longas e retilíneas. Raios no transversal visíveis sem auxílio de lente; baixos e irregularmente dispostos no plano tangencial. Parênquima fácil de visualizar, paratraqueal aliforme simples, com prolongamentos laterais longos, confluente em alguns trechos, formando faixas estreitas. Camadas de crescimento pouco distintas.

PRINCIPAIS USOS
Caixas, compensados, marcenaria, papel, brinquedos, molduras, divisórias, móveis, caixas e engradados, compensados e faqueados, palitos de fósforo; ideal para trabalhos que não entrarão em contato com umidade.