twitter  |   facebook  |   tel   11 3104.2661  |  tel   atendimento@sindimasp.org.br

Pages Menu
Categories Menu

Acapú

Acapu
Vuouacapua americana Aubl.
Caesalpiniaceae

FICHA TÉCNICA

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Habita as matas primárias de terra firme da Região amazônica, próximo a margem dos rios, com mais freqüência no Estado do Pará e Amapá, alcançando também o Maranhão. Ocorre ainda em menor escala nas Guianas, Suriname. No Amazonas, em matas de terra firme do Rio Negro, há uma espécie (Vouacapoua paliidior), de características semelhantes.

DENOMINAÇÕES VULGARES
acapu, ritangueira, bruinhart, broinat, wacapou, angelim da folha larga, acapou, amazon wood, partridge wood, browheart, epi de blé, bois perdrix.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁRVORE
Árvore grande da Amazônia, com tronco reto, sulcado, sem a presença de sapopemas, chegando a atingir até 25m. A casca é acinzentada, com depressões ao longo do comprimento.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA MADEIRA
Madeira muito pesada (0,90 a 1,00 g/cm3); ceme castanho escuro, com fibras e parênquima de coloração contrastante e aspecto fibroso; alburno bege-claro, diferencia-do; textura média; grã direita a irregular; su-perfície irregularmente lustrosa e relativamente áspera ao tato; odor pouco acentuado ligeiramente adocicado, gosto indistinto. É considerada imputrescível, apresentando alta resistência ao ataque de cupins e fungos; quando submetida à impregnação sob pressão, demonstrou permea-bilidade baixa às soluções preservantes. É de boa trabalhabilidade, recebendo acabamento esmerado.

DESCRIÇÃO ANATÔMICA MACROSCÓPICA
Poros visíveis a olho nu, pouco numerosos, pequenos, solitários, geminados e às vezes em pequenas cadeias radiais, vazios e obstruídos por tilos de cor alaranjada. As linhas vasculares são perceptíveis a olho desarmado, largas, com resina oleosa em seu interior. Raios no transversal bastante finos e numerosos, visíveis apenas sob lente, uniformemente espaçados; no plano tangencial são baixos e irregularmente arranjados, pouco perceptíveis mesmo com auxílio de lente; Perênquima vasicêntrico, abundante e aliforme, de aletas curtas e confluentes, criando uma disposição oblíqua, envolvendo alguns poros, por vezes chegando a formar faixas concêntricas; ocorrem também linhas finas terminais. Camadas de crescimento demarcadas por zonas fibrosas mais escuras.

PRINCIPAIS USOS
É indicada para móveis, peças torneadas, artesanato, tacos de bilhar, objetos de adorno faqueados decorativos; em construção civil, como vigas, caibros, tábuas e tacos; na construção naval como cobertura de passadiço, estacas marítimas, quilhas, e defensas. Em construções externas: vigas de pontes, postes, mourões, dormentes, cruzetas, estacas, esteios, lambris.