twitter  |   facebook  |   tel   11 3104.2661  |  tel   atendimento@sindimasp.org.br

Pages Menu
Categories Menu

ABRECON lança 1º Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição

Acontece no dia 17 de setembro, quinta-feira, no Centro de Exposições Milenium (SECOVI) em São Paulo (SP), a 1ª edição do Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, promovido pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – ABRECON – e organizado pela multinacional Acqua MCI.

O evento será um marco por abordar os temas mais relevantes do momento e apresentar dados inéditos sobre o segmento da reciclagem de RCD no Brasil.

Estima-se que de 2010 a 2014, o segmento de reciclagem de RCD – Resíduos de Construção e Demolição – tenha crescido aproximadamente 400% no Brasil. De acordo com a ABRECON, há mais de 350 usinas instaladas no país, que geram milhares de emprego, contribuindo para amenizar o impacto ambiental gerado pela construção civil e a preservação de recursos naturais. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e os seus desdobramentos estão promovendo a gestão correta dos resíduos nos canteiros de obras, além de aumentar de forma expressiva o consumo de agregado reciclado.

O seminário terá início às 8 horas com previsão de término para as 18 horas. Ele será divido em quatro blocos: Panorama da reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição no Brasil e Exterior; Tecnologias e avanços na reciclagem de RCD; Os resíduos no canteiro de obras e aplicação do agregado reciclado; O gerador de resíduos e as responsabilidades da cadeia. Na oportunidade, será lançado o MAPA ABRECON, sistema de geolocalização de usinas em todo o Brasil, com as informações mais relevantes para aproximar o mercado gerador de resíduos e consumidor de agregado das empresas que estão mais próximas do seu empreendimento.

As maiores autoridades e referências no Brasil e exterior irão apresentar e discutir os assuntos principais que afligem o setor. Estão confirmadas as presenças do vice-presidente da associação norte-americana de reciclagem, Jason Haus, bem como Hewerton Bartoli, presidente da ABRECON, Leonardo Miranda e Elcio Careli, consultores e professores especialistas em gestão e reciclagem de resíduos da construção civil, Hélcio Maia, presidente da ASSAERJ – Associação dos Aterros de Inertes do Rio de Janeiro, Daniel Ohnuma, consultor especialista em obras sustentáveis, Sergio Ângulo, coordenador do comitê CB-18 da ABNT sobre norma de agregado reciclado, e Lilian Sarrouf, responsável pelo Meio Ambiente do SINDUSCON-SP e coordenadora do SIGOR, sistema de gestão de resíduos em implantação no estado de SP.

O evento será realizado para um público de 200 participantes. As inscrições são pagas e já estão abertas. Os valores variam com o tempo e as vagas limitadas. Para maiores informações sobre a programação, currículo dos palestrantes, localização, entre outros, acesse o site: www.acquacon.com.br/seminariorcd.

Informações:

ABRECON – (11) 3862-7118
Levi Torres – levi@abrecon.org.br
MCI Acqua – (11) 3056-6000
Mariana Chalo – mariana.chalo@mci-group.com